• TSE

MANUFATURA AVANÇADA Exemplos de empresas que estão apostando na Digitalização Industrial


Na Alemanha, o desenvolvimento da nova fase industrial é considerado uma prioridade para a competitividade do país. O projeto Indústria 4.0 uniu governo, universidades e gigantes industriais para traçar estratégias para que a maior potência europeia se consolide como o principal fornecedor de tecnologias de produção inteligentes. Enquanto a nova onda industrial ganha escala no mundo, empresas alemãs já colhem resultados nas fábricas inteligentes. Na unidade de equipamentos eletroeletrônicos da Siemens, por exemplo, as máquinas operam 24 horas por dia, fabricando 950 componentes diferentes, que são encomendados automaticamente pelo sistema, e o índice de defeitos é de apenas 15 peças a cada milhão.

Nos Estados Unidos, o assunto também tem sido tratado como diretriz prioritária para a reindustrialização do país, mas o foco dos americanos tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias. A General Electric (GE) está usando a impressão 3D a laser para fabricar peças de avião, como um motor a jato. Quando anunciou o feito, em meados do ano passado, a empresa explicou que o processo praticamente elimina os desperdícios.


As inovações decorrentes da manufatura avançada já deram resultados para empresas que apostaram nela. Na Toyota e na Nissan, o tempo de desenvolvimento de um novo modelo caiu até 50% a partir do momento que designers e engenheiros passaram a usar informações digitalizadas e testes virtuais de peças. Na Embraer, a produção do jato Legacy 500, em São José dos Campos, começou de forma virtual em 3D. O projeto teve 12.000 horas de testes antes de a aeronave fazer a primeira decolagem. Defeitos que eram detectados somente com o avião no ar foram resolvidos ainda na fase de preparação. Com todos os ganhos da digitalização, o tempo de montagem caiu 25%.

48 visualizações
Conheça mais operações do nosso grupo! 

Matriz São Paulo: (19) 3846-3101

Filial Goiânia: (62) 3995-7450

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube
© Copyright 2017
Grupo TSE Energia e Automação